top of page

PREAMAR

Como estão as pesquisas?

O grupo multidisciplinar de pesquisadores deu início à coleta de dados primários e secundários, predominantemente a partir de seus próprios arquivos, além de consultar fontes oficiais, realizar atividades em campo e buscar informações junto a informantes-chave. Esse esforço colaborativo proporcionou dados considerados fundamentais para o planejamento preliminar das localizações das estruturas artificiais. Vale ressaltar que, para algumas variáveis, foram analisadas séries históricas abrangendo até cinco anos de coleta de dados.

As informações identificadas pelos pesquisadores nessa etapa inicial foram organizadas e sistematizadas em um Sistema de Informações Geográficas (SIG) e banco de dados referencial do PREAMAR, incluindo metadados. Com base no SIG, foram geradas cartas temáticas sobre cada variável considerada, as quais foram utilizadas para definir os pontos de instalação e os objetivos das estruturas artificiais, com base em metodologia específica, detalhada mais a frente.

Construção de cartas temáticas

Além disso, a ferramenta foi fundamental para a construção estatística de cenários relacionados à dinâmica da plataforma rasa e da linha de praia. Essas informações são essenciais para qualificar a tomada de decisões na zona costeira, conforme destacado no relatório do MMA (2023), e para planejar a localização dos pontos de instalação de estruturas artificiais. No contexto do PREAMAR, a utilização do SMC desempenhou um papel crucial ao simular os efeitos das instalações das estruturas, prevenindo possíveis impactos indesejados, como a erosão da linha de costa ou o assoreamento dos recifes costeiros naturais.

Estabelecimento de estatísticas

O estudo abrangeu não apenas cartas temáticas, mas também incluiu modelagens da hidrografia costeira por meio do SMC-Brasil (Sistema de Modelagem Costeira). Esse software composto por metodologias, modelos numéricos, bases de dados de 60 anos, cartas náuticas e nível do mar permitiu uma análise temporal dos processos costeiros, possibilitando a compreensão estimada da hidrografia costeira.

Modelagens sobre a hidrografia costeira

Pesquisas & Estudos

Produtos

​Estudos
técnicos

  1. ​Caracterização Socioeconômica;

  2. Revisão Técnica e consolidação do relatório final e dos Programas de Monitoramento Ambiental;

  3. Invertebrados betônicos de substrato inconsolidado da plataforma;

  4. Plâncton;

  5. Comunidade epilítica de sustratos consolidados;

  6. Necton;

  7. Caracterização Socioeconômica;

  8. Geologia e Geomorfologia; e,

  9. Aspectos Climáticos e Condições Meteorológicas.

​Componentes de estudos previstos

​Rotas de navegação (mercante, esporte e recreio, turismo, pesca artesanal e esportiva, locais de fundeio e embarque); pontos de pesca artesanal e esportiva; riqueza e abundância de corais, esponjas e peixes; ecossistemas marinhos; naufrágios; batimetria (2022); mapa geológico/faciologia (2022), além de equipamentos de infra-estrutura, entre outros.

​E quais os resultados alcançados? O que foi identificado?

bottom of page