top of page
  • Foto do escritorPREAMAR

O que são os recifes artificiais?

Atualizado: 24 de jan.

Recifes artificiais são estruturas submersas construídas pelo homem com o objetivo de criar, proteger ou restaurar um ecossistema rico e diversificado. Essas estruturas podem induzir nos animais respostas de atração, concentração, proteção e, em alguns casos, o aumento da biomassa de certas espécies.


Os recifes artificiais podem ser construídos a partir de diversos materiais, como concreto, aço, madeira, pneus e até mesmo embarcações sucateadas. Eles podem ter formatos variados, como blocos, cones, cilindros ou redes.


Recife artificial sendo colonizado com vários animais, em destaque para os peixes.
Fonte: https://olharoceanografico.com/recifes-artificiais-construindo-cidades-submersas/

Os recifes artificiais podem ser utilizados para uma variedade de propósitos, como:


  • Criação de novos habitats para a vida marinha: Os recifes artificiais podem fornecer um habitat para uma grande variedade de espécies marinhas, incluindo peixes, invertebrados, crustáceos e até mesmo mamíferos.

  • Proteção de recifes naturais: Os recifes artificiais podem ser usados para proteger recifes naturais de danos, como a pesca excessiva ou a poluição.

  • Restauração de recifes naturais danificados: Os recifes artificiais podem ser usados para restaurar recifes naturais que foram danificados por eventos naturais, como furacões ou tsunamis.


Os recifes artificiais têm sido usados com sucesso em todo o mundo. No Brasil, existem projetos de recifes artificiais em andamento em diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.


Os recifes artificiais são uma ferramenta importante para a conservação da biodiversidade marinha. Eles podem ajudar a criar novos habitats para a vida marinha, proteger recifes naturais e restaurar recifes naturais danificados.


 

Referências


  • Livro:

    • "Recifes artificiais: princípios, técnicas e aplicações", de José Luiz Villaça, publicado pela Editora Interciência em 2002.

  • Website:

    • "Recifes artificiais no Brasil", do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page