top of page

Fundação de Apoio ao IFPB e Preamar-PB celebram sucesso do primeiro Verão Funetec, em João Pessoa

11 de março de 2024

No último sábado (9), a cidade de João Pessoa foi palco do primeiro Verão Funetec, um evento organizado pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) em estreita colaboração com o Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (Preamar-PB). Realizado no Espaço Oceano, base de apoio do projeto Preamar, na Praia do Seixas, o evento não apenas atraiu um público notável, mas também se destacou como uma iniciativa estratégica para promover a integração e inspiração entre parceiros, instituições de ensino, colaboradores e a comunidade em geral, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 17) da agenda 2030.


As atividades realizadas durante o evento incluíram:


  • Exposição sobre a fauna e a flora marinhas pelo Preamar-PB: Uma mostra educativa destacando a biodiversidade marinha e a crucial preservação dos recifes de corais, utilizando técnicas de biotecnologia para uma experiência imersiva.

  • Projeto LimpaMar da ONG Guajiru: Uma ação de limpeza de lixo à beira-mar, que sensibilizou os participantes sobre a importância da conservação dos ambientes marinhos.

  • Exposição do Instituto Peixes da Caatinga: Uma adição impressionante ao evento, esta exposição destacou a diversidade e a importância dos ecossistemas aquáticos da Caatinga, trazendo atenção para a riqueza da biodiversidade brasileira e a urgência de sua preservação.

  • Distribuição de mudas pela Semam: A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) engajou os participantes na sustentabilidade urbana por meio da distribuição de mudas de plantas frutíferas.

  • Experiência de realidade aumentada com o fundo do mar: Oferecida pelo Laboratório de Realidade Aumentada e Virtual do IFPB campus João Pessoa (LARA), sob coordenação do professor e pesquisador do Preamar-PB Alexandre D'Andrea, esta atividade proporcionou uma imersão nas maravilhas subaquáticas da costa paraibana.

  • Pintura facial com motivos do mar: Coordenada pelo InPact, esta atividade lúdica permitiu que crianças e adultos se engajassem criativamente com o tema do evento, adornando seus rostos com belas artes inspiradas no mar.

  • Podcast ao Vivo pela TV Extremo Oriente: Dirigido pelo produtor André Xingu, este podcast ao vivo capturou a essência do Verão Funetec, oferecendo aos ouvintes insights valiosos sobre sustentabilidade e conservação marinha de maneira informativa e envolvente.

  • Orientações sobre cuidados básicos com a saúde: Informações valiosas sobre saúde e bem-estar foram compartilhadas, ressaltando a conexão entre qualidade de vida e sustentabilidade.

  • Performance do Grupo Baticumlata: Este grupo de percussão, formado por agentes de limpeza da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e utilizando instrumentos reciclados, proporcionou entretenimento e conscientização sobre a reutilização de materiais.


O superintendente da Funetec Rodrigo Barreto, expressou sua satisfação com o sucesso do evento, destacando a importância da colaboração de diversas instituições e organizações. O coordenador-geral do Preamar-PB Cláudio Dybas, reiterou o impacto do Verão Funetec na promoção da educação ambiental, na gestão costeira e na sensibilização sobre questões ambientais e da cultura oceânica.


A Reitora do IFPB, Mary Roberta, elogiou a iniciativa, destacando a missão compartilhada de promover a ética, a sustentabilidade e a colaboração para o desenvolvimento humano.


O primeiro Verão Funetec marca, portanto, um momento significativo de união, da educação e da ação em prol do meio ambiente, estabelecendo um precedente para futuras iniciativas que visam a proteção da vida humana, animal e vegetal, e a promoção do equilíbrio ambiental por meio da inovação e da colaboração.


Parceiros no Verão Funetec


Preamar, Espaço Oceano, DOM Agência de Publicidade, Instituto de Pesquisa e Ação (Inpact), Clube do Mergulho JP, Catamarã Primeiro Sol, Personal da Aventura, Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), ONG Associação Guajiru, Instituto Peixes da Caatinga, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEDEC), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), Empresa Municipal de Limpeza Urbana (EMLUR), Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (SEMAS), Escola de Enfermagem Nova Esperança, Peritos em campo e TV Extremo Oriente.

 



bottom of page