top of page

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Educação Ambiental é um processo educativo que visa promover a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a conservação do meio ambiente. Este processo deve estar presente em todos os níveis e modalidades de ensino, formal e não formal, e deve ser desenvolvido de forma articulada e participativa.

A Educação Ambiental deve promover o desenvolvimento de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que possibilitem aos indivíduos relacionar suas ações aos diversos danos causados ao ambiente, incentivando-os às mudanças de hábitos, sensibilizando-os quanto ao valor da biodiversidade e tornando-os conscientes de seus direitos e deveres.

CULTURA OCEÂNICA

Cultura Oceânica é o conjunto de conhecimentos, valores, crenças e atitudes que as pessoas têm sobre os oceanos. Este conceito é importante porque enfatiza a necessidade de compreendermos a importância dos oceanos para o nosso planeta e para a nossa própria vida. Os oceanos fornecem oxigênio, alimentos, recursos naturais e regulam o clima. Eles também são essenciais para a biodiversidade e para a economia mundial.

A Lei n°3650/2022, sancionada na Paraíba, é um exemplo de como a Cultura Oceânica pode ser promovida por meio de políticas públicas. Esta lei estabelece como obrigatória a promoção da Cultura Oceânica nas instituições públicas e na rede de ensino pública e privada no Estado da Paraíba.

CIÊNCIA CIDADÃ

Ciência Cidadã é um processo de coleta e análise de dados científicos realizado por pessoas não profissionais da ciência, com o objetivo de contribuir para a investigação científica e o desenvolvimento de políticas públicas.

A Ciência Cidadã é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a construir um futuro mais sustentável para os oceanos. A prova disso é que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) recomenda a Ciência Cidadã pela necessidade de envolvimento público na coleta de dados sobre espécies e habitats, no monitoramento da qualidade ambiental ou de funções ecossistêmicas.

E O SEA? COMO SE DÁ SEU TRABALHO?

A metodologia do SEA está estruturada em dois componentes, onde cada um contêm públicos e objetivos específicos.

 

O primeiro é o Programa de Educação Ambiental Formal que tem como objetivo promover a cultura oceânica, a educação ambiental e a ciência cidadã nas escolas.

 

O segundo é o Não-Formal, que consiste na aplicação de práticas educativas voltadas à sensibilização da sociedade em geral, considerando os atores sociais diretamente envolvidos no ambiente costeiro e marinho do PREAMAR (comunidades tradicionais, gestores, empresários, residentes e trabalhadores), assim como aos visitantes da área de abrangência do programa.

O SEA é um dos eixos do PREAMAR, responsável por promover atividades em todas as fases do programa. Em sua base, traz um arcabouço de práticas ambientais, proporcionadas pela sinergia entre educação ambiental, cultura oceânica e ciência cidadã, com embasamento técnico-científico. Essas práticas visam promover uma sociedade civil informada e sensibilizada para a conservação do ambiente costeiro e marinho como um todo e o desenvolvimento socioambiental.

PREAMAR

Em que consiste o SEA?

SUBPROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Alguns destaques

Foram realizadas reuniões pontuais com os pescadores e mergulhadores do Seixas, entrevistas concedidas a TV Cabo Branco, sendo também em rede nacional para informar sobre as medidas em relação ao peixe-leão; busca dos exemplares nas comunidades de pesca, análise morfométrica de um dos exemplares capturados e posteriormente, entregue ao Sargento Valdir, do Batalhão de Polícia Ambiental da Paraíba para taxidermização e uso nas atividades com fins educativos.

Medidas preventivas relacionadas com a espécie invasora “peixe-leão”

Capacitação das partes interessadas e treinamento de pessoas; Jornada no Recife de Coral visando estimular o desenvolvimento do turismo ecológico e regenerativo no recife do Seixas; implantação da Cultura Oceânica nas instituições de ensino; aprimoramento do “Sistema de Monitoramento da Fauna Marinha Paraibana” (SISFAUMAR); Organizações da Semana Nacional do Meio Ambiente e da III Semana Oceânica da Paraíba; participações na Semana Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de João Pessoa, no Imagineland, no XI Órbita (IFPB) e na II Semana da Biologia (UFPB); entre outras ações.

Educação Ambiental, Cultura Oceânica e Ciência Cidadã

​Subprograma
de Educação Ambiental

bottom of page